domingo, 14 de outubro de 2012


A impressão do autor sobre sua obra – Apanhando Amoras
 
Das características e aspectos da obra Apanhando Amoras, a primeira a se ressaltar é justamente a fase de transição inevitável pela qual passa todo ser humano, da idade da inocência à idade adulta. Quando começa a formar-se a personalidade que definirá o adulto, os acontecimentos externos a essa pessoa são sumamente importantes na construção de sua vida emocional e consequentemente nas particularidades de seu caráter.
 
Essa transição não é vivenciada por Clarisse da forma natural e positiva como deveria ser. Entendo que a estória de uma menina inocente e pueril, criada num ambiente desfavorável e, além disso, após a desilusão de ter sido seduzida, foge de casa aventurando-se numa cidade grande, conhecendo dissabores de uma realidade que jamais pensou existir, representa a forma negativa de se vivenciar essa transformação interior. Finalmente não conseguindo assimilar essas mudanças Clarisse faz a escolha que pra ela seria o único caminho possível. 
 
Uma segunda característica do livro Apanhando Amoras a ser considerada é a atitude de proteção assumida pela personagem do psiquiatra, que apesar de ter seus próprios conflitos, não mede esforços na tentativa de resgatar e de impedir o trágico fim de Clarisse. Eduardo, assumindo o papel de guardião de dela e indo contra as leis naturais da física de tempo e espaço, vai tentar interferir em seu destino.  
 
Entendo que os benefícios que identificam minha obra são exatamente a abordagem que faço das transformações íntimas, ainda que negativas, ocorridas na alma da personagem, e também a luta do psiquiatra em devolver a jovem de volta a sua vida antes dos fatos tenebrosos acontecerem. Outro benefício que tento passar ao leitor é a esperança de uma de uma segunda chance na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário